João Silva Dev logo
João Silva
5 min. de leitura

ATS: Se você não souber, vai ficar pra trás!

"Olá, tudo bem? Gostaríamos de agradecer pelo seu interesse e candidatura à vaga [Nome da Vaga]. Estamos em busca dos melhores talentos para compor o nosso time, por isso, receber currículos como o seu é muito gratificante. No entanto, finalizamos o processo com outra pessoa candidata e o seu currículo ficará no nosso banco de talentos para futuras oportunidades."

-- Quem nunca recebeu uma mensagem assim!? 👀

O que é ATS?

Em Abril de 2024, participei do evento Global Career Summit. Um evento que promoveu palestras, networking e contratações, voltado para vagas internacionais. Uma palestra me chamou muita atenção. Currículo Internacional: Maximizando oportunidades de entrevistas com ATS, da Tammy Silva. Confesso que até aquele dia eu não fazia ideia do que era ATS e como saber isso poderia ajudar na minha carreira como dev.

ATS (Application Tracking System) é um sistema automatizado usado por plataformas de processo seletivo para gerenciar o processo de recrutamento e seleção de candidatos. Com ele, os recrutadores conseguem analisar, filtrar e responder os candidatos de forma automática. Sabe a mensagem automática que você recebe por e-mail um pouco tempo depois que fez a aplicação? Pois é... o ATS te cortou do processo seletivo logo de cara.

O ATS basicamente irá extrair as informações do seu currículo, comparar com os requisitos da vaga e dar uma classificação para o candidato. Você pode ser fera na sua área, ser sênior, ter experiência em inúmeras stacks e tecnologias... mas se seu currículo não tiver uma boa classificação, já era! Se engana quem acha que só a Gupy faz uso disso. Aqui no LinkedIn também tem ATS.

ATS sendo usado no LinkedIn para filtrar canditados

Imagine um recrutador(a) recebendo centenas ou até milhares de e-mails por dia. Humanamente é impossível analisar e responder a todos os candidatos. Ao usar o ATS para fazer uma triagem inicial, é possível otimizar o tempo do processo seletivo para a vaga em específica.

Dicas de otimização do currículo para o ATS

Primeiramente você deve observar quais são os requisitos da vaga. Isso é um indicativo do filtro que o recrutador(a) usou no ATS. Observe as palavras-chaves da vaga e use em locais estratégicos em seu currículo. Se as palavras-chaves do seu currículo forem as mesmas da vaga, há uma grande chance da sua classificação aumentar.


Por Exemplo:

[Requisito da vaga] Desenvolvimento de software, programação, linguagens de programação (como, Python, Java, C++), banco de dados, segurança da informação, análise de dados e metodologias ágeis.

[Seu currículo] Tenho experiência em desenvolvimento de software utilizando linguagens de programação como Python e Java, com conhecimentos em banco de dados e segurança da informação.


O ideal é fazer um currículo específico para cada vaga desejada, pois as palavras-chaves podem mudar de uma vaga para outra e assim diminuir a sua classificação. Evite usar o mesmo currículo de forma genérica para todas as vagas.

Observe o formato e estrutura do seu currículo. O ATS precisa extrair as informações e analisar o conteúdo presente no arquivo. Para melhorar a legibilidade do ATS, utilize um formato limpo e simples (sim, aquele formato antigo de fazer currículo). Utilizar fontes estilizadas, cores, imagens, rótulos e barra de progresso só prejudicam a legibilidade. Faça uma divisão clara e objetiva em cabeçalhos e seções, como: Experiência Profissional, Formação Acadêmica e Habilidades.

Descreva melhor suas contribuições profissionais no formato de key achievements (conquistas-chave). Nesse momento pense em como seu trabalho impactou no projeto que esteve envolvido ou até mesmo na empresa. Reduziu tempo de algo? Otimizou algum processo? Fez a empresa lucrar mais? Separe cada contribuição feita em key achievements.

Se a plataforma não especificou nenhum tipo de formato à ser enviado, envie no formato Word (.docx). Se você está enviando um currículo diretamente para o recrutador(a), envie no formato PDF. Procure fazer o currículo em no máximo 2 páginas.

Como saber se meu currículo está otimizado?

Para te ajudar melhor, irei disponibilizar um modelo de currículo otimizado com uma estrutura básica. Use-o como um guia, modifique-o da forma que quiser. Clique aqui para baixar o modelo de currículo otimizado para ATS.

Infelizmente não encontrei nenhuma plataforma brasileira que analisa o currículo para ATS. Se seu currículo está em português, tente enviar as informações para o ChatGPT e pedir para ele analisar como um ATS. Além disso, você pode tentar subir o arquivo para a Gupy. Se ela conseguir extrair suas informações e popular de forma correta os campos requisitados, seu currículo está otimizado!

Se seu currículo está em inglês, você poderá subir e analisar a classificação dele através dos seguintes sites:

Lembrando que uma boa nota de classificação do currículo é superior a 75%. Ao ultrapassar essa porcentagem, você tem grandes chances de passar pela triagem inicial do ATS e não ser cortado logo de cara.

Estou querendo criar um sistema que me ajude a gerar e administrar currículos otimizados para ATS (Application Tracking System). Se você usaria um software como esse, me ajude a entender como ele poderia te ajudar, clicando aqui.

Obrigado por ler até aqui :)

Esse post foi útil pra você? Me acompanhe nas redes sociais para mais conteúdo como esse!